Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS

No dia 27 de outubro de 1988, h√° 31 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde institu√≠ram o dia 1¬ļ de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, cinco anos ap√≥s a descoberta do v√≠rus causador da aids, o HIV. A

06 DE DEZEMBRO DE 2019 | 0

AIDS

No dia 27 de outubro de 1988, h√° 31 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde institu√≠ram o dia 1¬ļ de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, cinco anos ap√≥s a descoberta do v√≠rus causador da aids, o HIV. A iniciativa foi bem aceita e, at√© hoje, o Primeiro de Dezembro √© marcado em todo o mundo como a data para o combate ao preconceito e ao estigma em torno da doen√ßa. Na Bahia, a Secretaria da Sa√ļde do Estado (Sesab), juntamente com diversas entidades e √≥rg√£os p√ļblicos, se une para a realiza√ß√£o da 6¬™ Edi√ß√£o do Dezembro Vermelho, em alus√£o aos eventos, atividades e mobiliza√ß√Ķes feitas em torno do dia 1¬ļ de dezembro.
As a√ß√Ķes do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a popula√ß√£o quanto √† import√Ęncia do acesso √† informa√ß√£o adequada sobre HIV, sobre a evolu√ß√£o dos m√©todos de preven√ß√£o e de tratamento. Diversos estudos j√° demonstraram, por exemplo, n√≠veis indetect√°veis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o v√≠rus e esteja em tratamento antirretroviral significa que o v√≠rus deixa de ser transmitido a outras pessoas. Este √© um passo importante para que se consiga cumprir o compromisso, assinado na Declara√ß√£o de Paris, de acabar com a epidemia de AIDS enquanto amea√ßa √† sa√ļde p√ļblica at√© 2030.
Segundo dados mais recentes do UNAIDS, o Programa Conjunto das Na√ß√Ķes Unidas sobre HIV/AIDS, cerca de 37,9 milh√Ķes de pessoas viviam com HIV em todo o mundo at√© dezembro de 2018 e, destas, 24,5 milh√Ķes tinham acesso √† terapia antirretroviral - medicamentos capazes de salvar vidas - at√© junho deste ano. Apesar deste enorme avan√ßo, o mundo ainda registrou 1,7 milh√£o de novas infec√ß√Ķes em 2018 e 770 mil mortes em decorr√™ncia da AIDS. Na Bahia, at√© setembro deste ano, 455 pessoas vieram a √≥bito por causa da doen√ßa. Em 2018, esse n√ļmero foi de 574 e, em 2017, 623 √≥bitos foram registrados.
Programação do Dezembro Vermelho
A programa√ß√£o no domingo, dia 1¬ļ de dezembro (Dia Mundial contra AIDS): Show Solidariedade (10h) na Pra√ßa Teresa Batista, no Pelourinho. A entrada ser√° uma lata de leite em p√≥; Das 15 √†s 19h, A√ß√£o no Farol/Porto da Barra com todas as institui√ß√Ķes e convidados. - Tenda com servi√ßos e orienta√ß√Ķes sobre HIV (preven√ß√£o combinada) -Testagem para HIV e s√≠filis com Unidade M√≥vel - Pipoca da Preven√ß√£o, distribui√ß√£o de insumos de preven√ß√£o; Distribui√ß√£o do autoteste de HIV para os jovens HSH e jovens travestis e mulheres trans; Jogos interativos com o p√ļblico jovem sobre sexualidade, Orienta√ß√£o Sexual, HIV e AIDS; Apresenta√ß√£o perform√°tica Drag Queen.
Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, das 9h às 16h, haverá ação de testagem rápida de HIV e sífilis na loja do Esporte Clube Bahia. No dia 5, haverá distribuição de preservativos na Fonte Nova, antes do jogo do Bahia com o Vasco da Gama. Ainda no dia 5/12, quinta-feira, das 9 às 13h, acontece o IV Seminário Posithivamente, na Associação Baiana de Medicina (ABM), promovido pela Unaids.
At√© o dia 16 de dezembro, o calend√°rio de atividades na capital baiana prev√™ tamb√©m a inaugura√ß√£o de uma nova farm√°cia municipal com dispensa√ß√£o de antirretrovirais, no Com√©rcio, e a realiza√ß√£o do Semin√°rio de Atualiza√ß√£o em HIV e AIDS para gestores de sa√ļde de Salvador - do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador, feito em parceria entre GAPA Bahia, UNICEF, UNAIDS e Secretaria Municipal de Sa√ļde, atrav√©s do SAE S√£o Francisco. Al√©m disso, neste dia, das 8h30 √†s 12h, acontecer√° Sess√£o Solene da C√Ęmara dos Vereadores de Salvador, em alus√£o ao 1¬į de dezembro Dia Mundial de Luta contra Aids.
Institui√ß√Ķes participantes: Diretoria de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica (Divep), Centro Estadual Especializado em Diagn√≥stico, Assist√™ncia e Pesquisa (Cedap), Gapa Bahia, Institui√ß√£o Beneficente Concei√ß√£o Macedo- IBCM, Programa das Na√ß√Ķes Unidas sobre HIV/Aids- UNAIDS, UNICE, UNFPA, SAE S√£o Francisco, SAE Marymar Novais, Secretaria de Sa√ļde da Bahia- (Sesab); Secretaria Municipal de Sa√ļde- SMS, RNP+/BA, Cidad√£s PositHIVas/BA, Projeto PrePara Salvador.
Fontes: Sesab e Unaids

 

Deixe seu coment√°rio

NOT√ćCIAS MAIS RECENTES
#s√£opedrodaaldeia

JANEIRO BRANCO 2020: PRECISAMOS FALAR SOBRE SA√öDE MENTAL

Mais do que nunca, PRECISAMOS FALAR SOBRE SA√öDE MENTAL

H√° 51 dias

#sã£opedrodaaldeia

Dia dos Tribunais de Contas do Brasil

No dia 17 de janeiro é comemorado o Dia dos Tribunais de Contas. A data marca a instalação do Tribunal no Brasil neste mesmo dia do ano de 1893.

H√° 51 dias

#s√£¬£√ʬ£opedrodaaldeia

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.

H√° 286 dias

#Educação

Prefeitura de S√£o Pedro da Aldeia abre mais de quatro mil novas vagas nas escola [...]

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai disponibilizar 4.412 no [...]

H√° 1 ano(s)

#Educação

PREFEITURA DE S√ÉO PEDRO DA ALDEIA DIVULGA RESOLU√á√ÉO DE MATR√ćCULA ESCOLAR PARA 20 [...]

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia d [...]

H√° 1 ano(s)